• Cód. Trabalho: 1261 | Palavras-chave: Análise de dados, correlação, estatística, regressão linear
  • Título: ESTATÍSTICA DESCRITIVA: A TECNOLOGIA COMO ALIADA NA PESQUISA E ANÁLISE DE DADOS
  • Autor(es): Guilherme Kochepki, Daniele Cristina Tita Granzotto, Carlos Aparecido dos Santos
    Este trabalho tem por objetivo introduzir metodologias e conceitos básicos de estatística, como forma de interpretar e avaliar conjuntos de dados. Desta forma, pudemos vivenciar durante o período de sua execução, a prática estatística em seu dia-a-dia, bem como sua aplicabilidade em situações rotineiras. Com o uso de técnicas simples de análise descritiva (gráficos e tabelas, tais como histograma, gráfico de dispersão; medidas estatísticas tais como média, variância e coeficiente de correlação linear), obtivemos os primeiros resultados desta pesquisa. Estes resultados foram possíveis, uma vez que foram disponibilizadas as variáveis número de faltas e notas na disciplina de Geografia, de 90 alunos. Após análise inicial, construímos um modelo de regressão linear, que se ajustou adequadamente aos dados. Nesta análise, verificamos que o modelo ajustado explica aproximadamente 70% do comportamento entre notas e faltas dos alunos. Uma vez que a correlação encontrada entre as variáveis foi negativa, pudemos concluir, pautados em técnicas estatísticas, o que observamos claramente ao nosso redor: quanto maior a quantidade de faltas, menor será a nota obtida.