Título: NOÇÕES BÁSICAS DE ESTATÍSTICA NO ENSINO MÉDIO
Autor(es): Jackson Gabriel Camilote Rodrigues Dos Santos1, Luiza Sá De Moraes1 (PIBIC/CNPq/UEM/CAP), Terezinha Aparecida Guedes2 (Orientadora), Clédina Regina Lonardan Acorsi2 (Co-orientadora)
Resumo: Neste estudo busca-se verificar a existência da associação entre as variáveis tempo, mensurada em horas semanais, que o aluno se dedica ao estudo de conteúdos da disciplina de Matemática e os resultados obtidos nas avaliações da mesma. Para tal observou-se um grupo de noventa alunos de uma instituição de ensino, escolhidos aleatoriamente. A análise descritiva dos dados mostrou que em média os alunos da turma investigada estudam 11,8 horas por semana. O coeficiente de variação (CV) estimado para as horas de estudo, foi igual a 59,1% sugere comportamento moderadamente disperso enquanto que a variável nota se apresenta mais concentrada em torno da média de 6,99. Verificou-se por meio de gráficos de dispersão uma tendência linear entre variáveis em estudo, resultado corroborado por meio da determinação do coeficiente de correlação linear, r= 0,898. A partir de então, os dados foram ajustados por meio de um modelo linear simples cujo coeficiente de determinação de R2=80,67 %, indicando que a variável tempo dedicado ao estudo é capaz de explicar, numa relação linear, as notas obtidas pelos alunos. O modelo construído mostra que para cada hora semanal de estudo, espera-se que o aluno tenha um acréscimo em sua nota de 0,28. As análises foram realizados por meio do software RStudio e do excel.