Cód. Trabalho: 1258 | Palavras-chave: Nova Economia Institucional, ambiente institucional, macro instituições e sistema agroindustrial.
Título: ASPECTOS MACRO INSTITUCIONAIS ENTRE O SEGMENTO FORNECEDOR DE EMBALAGENS E PRODUTOR NO SISTEMA AGROINDUSTRIAL DO LEITE NO PARANÁ.
Autor(es): ISABELA ANDRADE DE AQUINO
Resumo: Este projeto trata das questões macro institucionais que balizam a forma como os agentes em um SAG atuam, orientando a conduta por meio de leis, regras, estatutos e normas. No estudo, busca-se discutir o amparo do ambiente macro aos direitos de propriedade no sistema agroindustrial do leite, notadamente no segmento que envolve fornecedores de embalagens e produtores. As macro instituições são influenciadores das ações realizadas pelos agentes de uma cadeia, bem como orientam a forma em que as relações de troca são coordenadas, considerando as características das transações (micro instituições). Neste contexto, a eficiência e a busca por vantagem competitiva estão amparadas nas relações entre agentes deste SAG, em que o segmento fornecedor de insumos, em específico, o de embalagens, exerce influência fundamental. Identificou-se por meio de pesquisa qualitativa e uso de dados secundários que o segmento fornecedor de embalagens, segue as orientações do ambiente macro institucional e é responsável por parte significativa dos custos de produtos desse SAG. Além disso, no ambiente macro institucional agentes influenciam nas transações e nas características das embalagens utilizadas.