Visualizar trabalho
- Cód. Trabalho: 1257 | Palavras-chave: Ética Organizacional, Legitimidade Moral, Ensino de Administração.
- Título: ÉTICA ORGANIZACIONAL: COMPARANDO PERCEPÇÕES DE ALUNOS INGRESSANTES E CONCLUINTES DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE M
- Autor(es): Lucas Israel Oliveira Testi, João Vitor de Souza Dadamo, Juliana Marangoni Amarante, João Marcelo Crubellate
- Resumo:
Considerando que a formação acadêmica de futuros bacharéis em Administração constitui-se como o primeiro, se não o único, momento de reflexão orientada acerca do tema “ética organizacional”, o presente estudo busca compreender como a formação no curso de graduação em Administração da Universidade Estadual de Maringá influencia a percepção de alunos quanto ao significado e à importância conferida à ética organizacional. Após um levantamento bibliográfico acerca de três grandes áreas temáticas: ética organizacional, legitimidade moral das organizações e o espaço ocupado pela ética no ensino da Administração no país, foram levantadas as percepções acerca do tema juntamente a 168 alunos do curso de Administração da universidade, sendo 91 do primeiro ano (ingressantes) e 77 do quinto ano (concluintes), por meio da aplicação de questionários com questões abertas e fechadas, no mês de novembro de 2017. Os dados foram analisados de maneira quantitativa por meio de análise estatística descritiva e qualitativa por meio de análise de conteúdo (BARDIN, 1977). Os resultados indicaram que, apesar de 95% dos alunos do quinto ano afirmarem que tiveram contato com o tema ao longo do curso, os concluintes não demostraram um conhecimento significativamente maior acerca dos conceitos relacionados à ética organizacional em comparação com os ingressantes.