Título: Exatas x Humanas: Um estudo sobre contraste ideológico
Autor(es): Mariana Sabiar Podanoscki , Guilherme Poliche Martins , Samuel Vianna Quintanilha, Igor Reis, Bruna Piva, Angela Maria Marcone de Araujo
Resumo: Durante o primeiro semestre de 2018, alguns alunos do primeiro ano do curso de Estatística aplicaram questionários, com perguntas relacionadas à comunidade LGBTQ+, em graduandos de cursos de Ciências Exatas e Ciências Humanas do campus sede da UEM, a fim de verificar se havia diferença ideológica e comportamental entre esses sobre o referido tema. O questionário abrangia desde variáveis como curso, sexo e idade até perguntas acerca da opinião do entrevistado sobre a união estável entre casais homoafetivos, adoção, informação pessoal sobre o tema e se o assunto era debatido em sua sala de aula. Os Gráficos e Tabelas foram elaborados utilizando a planilha Excel e o software estatístico R-Studio. Verificou-se que os alunos de Ciências Exatas posicionavam-se de uma forma menos receptiva à ideias como a união estável e a adoção por casais homoafetivos, além de estarem menos dispostos a procurar informação ou mudarem sua opinião sobre o assunto. Também se verificou que o assunto era debatido por esses com menos frequência. Por outro lado, entre os graduandos da área de Ciências Humanas, o assunto era tratado com maior importância e debatido de forma mais frequente, ademais, esse grupo mostrou-se mais suscetível a comunidade LGBTQ+, e ainda mais, aqueles que julgavam saber menos sobre o tema demonstraram maior interesse em buscar entender sobre. Assim, conclui-se que há diferenças ideológicas e comportamentais entre os estudantes de Ciências Exatas e Ciências Humanas.