• Cód. Trabalho: 1245 | Palavras-chave: Expatriados. Expatriação. Expatriação voluntária. Cultura.
  • Título: DESAFIOS ENFRENTADOS POR ESTUDANTES EXPATRIADOS
  • Autor(es): Lucas Castanheira Costa, Fabiane Cortez Verdu

Com a consolidação do capitalismo e o fenômeno da globalização crescendo cada vez mais, muitas pessoas saíram de seus países, em busca de novas oportunidades, novos horizontes, alavancagem de carreira, ou pelo espírito aventureiro, um processo que é chamado de expatriação. Esta pesquisa se propôs, como objetivo geral é descrever os desafios enfrentados pelos estudantes expatriados. De acordo com as pesquisas, os estudantes expatriados estão sujeitos a uma série de desafios quanto a adaptação no país para onde ele está se transferindo. Desafios estes, que partem desde antes da saída do país de origem, que envolve a busca por informações sobre o país onde está sendo transferido, passando pelas dificuldades culturais no local, chegando até a readaptação do expatriado em seu país de origem. Foi utilizado a revisão de literatura em livros e artigos científicos para dar o embasamento teórico e fundamentar a pesquisa. Já para pesquisa em campo, foram realizadas entrevistas com alunos que passaram por um processo de expatriação recentemente. Foram destacados diversos desafios quanto à capacidade de adaptação do expatriado, tanto no âmbito organizacional, quanto nas relações interpessoais, e que a cultura local, língua, hábitos, costumes, normas e burocracia são elementos que constantemente foram mencionados como fatores decisivos no sucesso da expatriação.