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- Cód. Trabalho: 1235 | Palavras-chave: Gamificação, motivação, processo ensino-aprendizado
- Título: Gamificação como ferramenta do processo ensino-aprendizado: um quase-experimento em uma disciplina de um curso de ensino superior.
- Autor(es): Airton Zento Kimura, Marcio Noveli
- Resumo:
A falta de motivação acadêmica no ensino superior é uma das dimensões de um problema maior, a evasão na educação superior brasileira. Uma das ferramentas recentemente mencionadas na literatura acadêmica, apontada como forma de lidar com a falta de motivação acadêmica é a gamificação. Nesse sentido, esse artigo teve como objetivo estudar o impacto da gamificação no processo ensino-aprendizagem, especificamente, na motivação dos acadêmicos envolvidos nesse processo. Para isso, foi realizado um pré-experimento com 4 turmas de graduação de uma disciplina específica de um curso de administração presencial, que envolveu utilização de insígnias como forma de gamificação. Foram mensurados, com base na Escala de Mensuração Acadêmica (EMA), a motivação extrínseca, a motivação intrínseca e a não motivação, antes e depois da gamificação. A análise dos dados demonstrou não ocorrer modificações nas motivações intrínsecas e extrínsecas dos acadêmicos, apesar de sugerirem uma diminuição na não motivação, após a utilização da gamificação.